sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comunidade São Paulo 1904 - 2015 - 111 Anos

                 A comunidade praticamente teve sua origem através da Escola. Em janeiro de 1904, o senhor Friedrich Langer, professor provisório (de emergência) de um pequeno grupo de crianças, filhos de algumas poucas famílias luteranas de Arroio do Meio, resolveu, com os demais, procurar um pastor que os atendesse espiritualmente.
                   O Senhor Langer viajou até Porto Alegre e teve um encontro com o Rev. W. Mahler (o então presidente do Distrito Brasileiro da Igreja Luterana). Ao expor o assunto, o pastor Mahler lhe prometeu visitar Arroio do Meio para sondar o campo.
                   Quando voltou desta visita ele escreveu uma notícia otimista a respeito de Arroio do Meio e das famílias interessadas na fundação de uma comunidade: Kirchenblatt Nº 10, 1904: “Am rechten ufer des Rio Taquari liegt die Stadt Lajeado. Nördlich davon, über den Rio Forqueta, liegt das Städt Arroio do Meio. Man reitet von Lajeado nach Arroio do Meio auf guter Landstrasse bequen in 2 Stunden. Schon von forne sieht man das freundliche Städtchen in einen waldigen Tal liegen.” Procuramos transcrever algumas palavras deste artigo traduzido do alemão ao português: “À margem direita do rio Taquari situa-se a cidade de Lajeado. Ao norte da mesma, além do rio Forqueta, fica o pequeno povoado de Arroio do Meio. Já de longe se enxerga o sorridente povoado no verde-tranqüilo e esperançoso vale...”.
                   Mais adiante neste mesmo artigo o presidente Mahler ressalta a dificuldade pela qual este grupo de luteranos passou por vários anos quanto ao atendimento espiritual. Mas foram perseverantes, pedindo a Deus orientação, como e de onde conseguir um pastor, para os cultos e ensino religioso para as crianças. Também lhes faltava ainda um local onde pudessem se reunir para os cultos.
                   Na referida visita o pastor Mahler celebrou um culto. Após o culto os membros votantes se reuniram para uma assembléia. Tratando o assunto sobre atendimento, ficou resolvido que, provisoriamente, seriam atendidos pelo Rev. Frehner de Roca Sales. Este o fez durante um ano. O sucessor em Roca Sales foi o Rev. Otto von Tutrzenha. Este atendeu a Comunidade de Arroio do Meio de 1905 a 1908.
                   Em 1908 foi feito o primeiro chamado, dirigido ao pastor Georg Daschner, que o aceitou. Ele foi instalado no dia 11/10/1908 pelo então vice-presidente da IELB pastor Vogel. A Comunidade possuía 23 membros. Ainda não tinha casa pastoral.
                   Em 15/09/1912 o pastor Daschner aceitou chamado para Poço das Antas. A comunidade agora já possuía 37 membros.
                   Assim novamente a Comunidade foi atendida pelo pastor Tutrzenha de Roca Sales, durante um ano. Durante o período vacante a Comunidade construiu  a casa pastoral para que o novo pastor nela pudesse morar.
                   Em 05/10/1913 foi instalado o novo pastor, na pessoa de Conrad F. Lehenbauer. A instalação foi feita pelo então presidente da IELB Pastor Augusto Heine, assistido pelo Rev.  P.L.C. Rechfeldt. Nesta época foram atendidas também as comunidades de Três Saltos, Conventos, Sampaio e Forquetinha.
                   Em outubro de 1918 foi inaugurada a capela (onde hoje está o salão) e ao lado foi alugada a casa pastoral, a qual foi comprada em 1926. A Escola ainda permanecia no velho local.
                   O pastor Conrad atendeu a Comunidade durante 17 anos, até maio de 1930. Durante um ano a Comunidade foi atendida pelo Rev. Edwin Hoerlle como pastor interino. Em outubro de 1931 o pastor Hoerlle recebeu o chamado, atendendo, então, definitivamente a comunidade durante 29 anos, até janeiro de 1960.   
                   O lançamento da pedra fundamental da atual igreja foi em 24/08/1954. Esteve oito anos em construção.
                   O sucessor do pastor Hoerlle foi o Rev. Victor Lehenbauer (filho do pastor Conrad Lehenbauer)  que trabalhou em Arroio do Meio durante 15 anos, até fevereiro de 1975. Desde agosto de 1975 até meados de 1993, foi pastor o  Rev. Carlos Valkimil. Em 26 de setembro de 1993 foi instalado o Rev. Ely Prieto que permaneceu até meados de 1996.
                   Em 31 de março de 1996 foi instalado como segundo pastor o Rev. Jair Erstling, que em dezembro do mesmo ano passou a ser o pastor principal da Comunidade e continua até hoje. No dia 08 de junho de 1997 foi instalado como pastor auxiliar em tempo parcial o Rev. Egídio Valdir Grün. No dia 16 de março de 2008 foi instalado o pastor Elias Beilfuss.
                  A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, seguindo o lema da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB,  de Levar Cristo Para Todos e procurando oferecer o melhor atendimento possível aos seus membros, teve como projeto a construção de uma igreja em Picada Arroio do Meio, inaugurada em 1994, teve como projeto a construção de uma igreja em Linha São Paulo – Capitão, inaugurada em 2004, teve e tem como projeto a construção de uma igreja em São Caetano inaugurada no dia 14 de setembro de 2014.
          A Comunidade São Paulo tem 1500 membros. A diretoria da Comunidade é a seguinte: Presidente: Cezar Hesse; Vice-presidente: Cesar Schneider; Secretária: Lorna Lehenbauer; Vice-secretário: Cristiano Hüther; Tesoureiro: João Carlos Hilgert; Vice-tesoureiro: Valdemar Hesse.
                Atualmente atuam como Pastores desta comunidade os Pastores Jair Erstling, Elias Beilfuss e Egidio Grün além do pastor emérito José Júlio Bauer.
                   São dados cultos no centro na Comunidade São Paulo, todos os finais de semana. Em Picada Arroio o Meio, na Congregação São Lucas duas vezes por mês; na Congregação Bom Pastor duas vezes por mês, na Congregação Cristo em Linha São Paulo-Capitão uma vês por mês; em Linha Cairú, na residência da família Schmidt uma vez por mês; em Encantado uma vez por mês e na AMAI-Lar Bom Pastor uma vez por mês.